Outras Notícias

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como ouvir, comunicação e Chacrinha.

Cerca de 60% do tempo que gastamos em nossa comunicação está voltado para a arte de ouvir, sendo que assimilamos apenas 25% de tudo que ouvimos. Canso de me esbarrar com pessoas que tem grande dificuldade de ouvir ou não escutam tão bem. Acontece que sou um bom ouvinte e quando não agem da mesma forma comigo, sinto um certo desconforto (fico p#$%), mas acho que já me adaptei e depois da raiva inicial entendo que essa pessoa certamente nunca soube, que é preciso aprender a ouvir tanto quanto a falar. Acabamos naturalmente assimilando o falar e esquecemos o ouvir. Embora já tenha percebido isso há um tempo, o que me fez escrever sobre o assunto foi a palestra de Julian Treasure, que estuda o som e aconselha como usá-lo melhor nos negócios. Julian ensina algumas maneiras de se ouvir melhor. Vou destacar quatro:

1. Prestar atenção no que estão falando (parece simples, mas tem gente que já cai aqui)

2. Apreciar fazendo sons como, hum, sim, ok, aham...

3. Resumir o que a outra pessoa diz “Então você acha que...”

4. Perguntar. Quando você pergunta mostra interesse no que o locutor está dizendo.

LanguageEm outra palestra, que por coincidência assisti no mesmo dia. O palestrante Mark Pagel fala sobre linguagem e sua importância para o ser humano. Em dado momento da palestra Mark nos mostra a imagem a seguir, que apresenta como o homo sapiens se espalhou pelo mundo quando a linguagem se desenvolveu. Essa ferramenta chamada fala é certamente uma das maiores armas que temos. Tendo isso em mente tenho que concordar com o que diz Julian Treasure no final de sua palestra. Ele acredita que devemos aprender a escutar nas escolas, e digo mais por minha conta, deveríamos aprender a nos comunicar nas escolas.

 

As melhores experiências de ensino nos Estados Unidos (Vide Wating for a Super-Man - documentário americano) estão abolindo o monólogo chato e antiquando dos professores e interagindo cada vez mais com os alunos. Será que não ouvimos bem porque cansamos de ouvir nos tempos de escola, e agora só queremos falar? Não teria como terminar esse texto de outro modo a não ser citando o profeta e filósofo (Sarcasmo) brasileiro, que tentou nos ensinar isso e talvez não tenhamos o levado a sério, Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.

 

Palestras de Julian Treasure e Mark Pagel

Para assistir a palestra de Julian e Mark legendada:

O youtube possui uma incrível ferramenta que transcreve o áudio dos vídeos e outra que traduz, veja como usar:

Primeiro clique em transcrever áudio como na primeira foto abaixo. Observe que na segunda imagem já está legendado em inglês, então é só pedir para traduzir e escolher português (observe na terceira imagem.)

Clique para ampliar

Tuto 1Tuto 2Tuto 3

 

Denison F. Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário